quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um jeitinho pra viver

Esta música de Gilberto Gil mostra bem  o que acontece no Brasil.Aliás,não apenas no Brasil,mas no mundo inteiro.
Aqui ele fala sobre o Nordeste.Porém na terceira estrofe podemos observar uma realidade que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode passar.Todos precisam arranjar um jeitinho de viver,que de fácil não tem nada.
Também podemos observar a relação com a política.Muitos prometem,os anos passam e nada acontece.Aqui também,se esquecermos que a música se trata do Nordeste,percebemos que isso acontece em todo lugar,e nem sempre necessariamente com políticos.No fim de tudo,o que resta para as pessoas é apenas a fé,e a esperança de que o ruim há de acabar.


``Olha lá vai passando a procissão
Se arrastando que nem cobra pelo chão
As pessoas que nela vão passando
Acreditam nas coisas lá do céu
As mulheres cantando tiram versos
Os homens escutando tiram o chapéu

Eles vivem penando aqui na Terra
Esperando o que Jesus prometeu
E Jesus prometeu coisa melhor
Pra quem vive nesse mundo sem amor
Só depois de entregar o corpo ao chão
Só depois de morrer neste sertão

Eu também tô do lado de Jesus
Só que acho que Ele se esqueceu
De dizer que na terra a gente tem
De arranjar um jeitinho pra viver

Muita gente se arvora a ser Deus
E promete tanta coisa pro Sertão
Que vai dar um vestido pra Maria
E promete um roçado pro João

Entra ano,sai ano e nada vem
Meu Sertão continua ao Deus dará
Mas se existe Jesus no firmamento
Cá na Terra isso tem que se acabar´´

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uma indicação

Hoje serei breve. Gostaria que olhassem o blog Mãe, eu posso ir?, do design e ilustrador Stuart. O objetivo do site é fazer tirinhas engraçadas sobre Mari, uma menina de 6 anos que faz tudo o que quer, como toda criança e tem certeza de que nada é impossível e tudo é divertido. Vale muito a pena visitar o site, que sempre me arranca uns sorrisos e me faz lembrar da infância com esses desenhos deslumbrantes. Caso ainda não tenha se convencido, veja essa tirinha inocente:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A fotografia é uma arte?


A fotografia é uma arte?
Ela é uma forma de expressão e produção artística de uma pessoa.
Isso é o que pensava Ken Domon,um fotógrafo japones.Ele fotografou a realidade da sociedade,pessoas e a cultura japonesa,como por exemplo os templos budistas.Na época,foi criticado pelo seu realismo.Foi logo após a segunda guerra mundial,e essas criticas se deram principalmente por fotografar o lado obscuro da sociedade pós-guerra.


Acho bonito o gosto de Domon pela foto e o jeito de senti-la como uma arte.Sentia assim pois dizia que, a câmera é apenas um instrumento,mas a foto é o pensamento da pessoa.Portanto,não é apenas um mecanismo.
Realmente penso que nao é para qualquer pessoa defender seu pensamento,mesmo sob críticas.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Uma cena que vale mais que minhas palavras

Coloco aqui uma cena do seriado The West Wing em que a personagem Bartlet (o Presidente dos EUA) discute com uma radialista sobre a Bíblia, homossexualidade e pecados. Graças ao excelente roteiro de Sorkin, a cena é inesquecível e DEVE ser vista.


É algo para se pensar, pois esse tipo de pessoa não só existe nos roteiros como também na vida real, e essas acham que tem o direito de julgar os outros só porque tal coisa está escrito em um livro antigo. Por último, aproveito também pra citar uma fala da personagem Evelyn (de Dawnson's Creek) e deixo com vocês a reflexão. "Não cabe à nos julgarmos os outros quando o verdadeiro julgamento é Ele quem faz".